E quando seu servidor não tem suporte à NameServer?


E quando seu servidor não tem suporte à NameServer?
E o registro.br pouco se importa com isso.

Comprei acesso a um servidor novo, um destes servidores tipo Amazon, além do acesso à uma máquina virtual, eles me deram um IP fixo no entanto público e a possibilidade de criar cinco nomes de sub-domínio.
Depois de instalar o Apache na máquina virtual eu fiz o redirecionamento por CNAME lá no Registro.br, mas, para minha surpresa o Registro.br, única entidade responsável pelos domínios terminados em .br não suporta caracteres curinga no host tão pouco a ausência deles, então, sendo assim, toda vez que alguém digitasse o nome do site sem o WWW não seria possível acessar o serviço, ou ainda se digitar errado o WWW também não acessaria o serviço.

Em e-mail enviado para o registro.br, questionei esta falha, eles me responderam da seguinte forma:

Prezado Sr.,

Nossos servidores disponibilizam um serviço básico e por hora só
suporta “labels” DNS básicos (LDH – letras, digitos e o hífen) mesmo
na interface de configuração “Avançada”.

A solução para o caso de uso mais avançado do DNS é a delegação do
domínio para outros servidores DNS aonde se tenha controle total da
“zona”.

Sim, enviar o problema para outro servidor parece ser a solução deles, porém, eu não tenho um servidor de DNS e não tenho o propósito de implementar um, então enviei outro e-mail perguntando se era possível enviar meu domínio para o Godaddy, eles me responderam assim:

Prezado Sr.,

O Registro.br é o responsável pela administração dos registros de
domínios sob o .br, ou seja, mesmo que solicite o registro de um
domínio .br através de um provedor ou técnico, o cadastro do mesmo
será feito conosco.

Neste caso, basta alterar os servidores DNS do domínio pelos
informados pela empresa de hospedagem.

Os servidores DNS de um domínio podem ser alterados online por um de
seus contatos CADASTRADOS. Verifique os contatos pesquisando pelo nome
do domínio em:

https://registro.br/cgi-bin/whois/

Para que a alteração seja realizada com sucesso, os novos servidores
DNS devem estar previamente configurados para o domínio. Os passos
para a alteração são os seguintes:

E segue.

O que querem dizer é que se eu usar CNAME no Registro.br eu não poderei usar um prefixo curinga para o nome do site e é assim que é e é assim que vai ser. Pois bem, para contornar o erro, depois de configurado os VHOSTS do Apache, eu criei no meu servidor tipo Amazon um subdomínio, apontei o CNAME no Registro.br para este subdomínio e ainda criei um Record do Tipo A apontando para o IP do meu servidor, desta maneira, já funciona, porém, se alguém digitar o nome do site sem o WWW ele irá cair na raiz do meu servidor, onde tenho uma página em branco. E agora? Como solucionar isso, parece difícil mas é muito fácil, já que já chegamos por meio dos redirecionamentos do Registro.br até a raiz do meu servidor, então, basta redirecionar com um arquivo .htaccess as requisições sem WWW para o mesmo site com o WWW, confuso?

RewriteEngine On
RewriteBase /
RewriteCond %{HTTP_HOST} ^(.*)$ [NC]
RewriteRule ^(.*)$ http://www\.%1/$1 [R=301,L]

É isso aí. Meu ultimo passo será esquecer o registro.br e comprar sempre meus domínios no Godaddy.

Escrito por robersonfox at gmail.com
Written with StackEdit.

, , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

  • Follow Carl Roberson's on WordPress.com
  • Fallow me
  • Linux 20 Anos
  • Ubuntu LTS Trusty Tahr

    Lançamento da versão LTS do Ubuntu20 de abril de 2014
    Ubuntu LTS Trusty Tahr Chegou!!! http://www.ubuntu.com/download/desktop
  • Grafica Livre

  • O que estou lendo agora

  • Na minha estante me aguardando


    Literatura
  • Bookmark and Share
