A morte do movimento Software Livre no Brasil


Estava lendo um artigo no site dos 300, por sinal, um excelente artigo, então resolvi escrever minha opinião a respeito, o artigo trata da morte do software livre, mas, diz que o movimento Ubuntu é o culpado, apesar de concordar que o movimento do software livre está fraco, e muito fraco aqui no Brasi eu particularmente não culparia o Ubuntu, se tivesse que apontar o dedo pra alguém apontaria para o Facebook, sim, o Facebook é o principal vilão da história, digo isso porque depois da criação do Facebook poucas pessoas mantiveram antigos costumes de leitura e escrita, e em alguns casos, costumes sociais, até isso! O Ubuntu tentou unir uma galera, pode não ter sido feito como queriam, mas, não fracassaram, a Canonical conseguiu muitos feitos até hoje, graças aos esforços dela e da comunidade em volta, o Linux chegou a lugares onde nem mesmo se imaginária chegar, já o nosso vilão, pelo contrário, aos poucos está destruindo a Internet como a conhecíamos, eu parei pra pensar, deve haver pelo menos 6 meses que não leio meus Feeds RSS, uma lista maravilhosa que gastei anos para arquivar, abandonada!

Pois bem, volto a afirmar, quem destruiu o movimento foi o Facebook, foram as redes sociais, mas também foi o comodismo nosso.

Ainda estive imaginando, como faremos para reparar esse estrago?

Geração Ubuntu: a morte do movimento Software Livre no Brasil – http://pulse.me/s/OuM9m


Escrito por: Robersonfox at gmail.com
Posted from WordPress for Android

, ,

  1. #1 por Leandro Severino em 14 de fevereiro de 2014 - 8:57 am

    Agora sim uma opinião que concordo totalmente !, essa maldição chamada Facebook, acabou com a produtividade de muita gente, inclusive a minha, realmente você tem razão !, parabéns pela coragem de fazer isso.

  2. #2 por Marcos Célio Soares de Oliveira em 23 de janeiro de 2016 - 12:01 pm

    No entanto, pessoas que gostam de software livre não se deixam levar pelas redes sociais. Eu por exemplo, uso GNU/Linux desde o ano de 2002. Comecei com o Conectiva, Passei para o Kurumim, Debian e Ubuntu. Fichei poucos meses em cada um e esse último, o Ubuntu com tudo automático me causou um um certo incômodo pois eu gostaria que eu tivesse que decidir o que seria instalado ou não – dependências – pois alguma dependência pode ser usada por outro programa e foi isso que um dia aconteceu, desinstalei um programa e por erro ou sei lá por quê o ubuntu desinstalou uma dependência que causou erro em outro programa. De repente deparei com Slackware, um sistema GNU/Linux moderno que mantem a instalação e processo de pacote como no passado, a cargo do administrador, achei o máximo e estou a décadas com ele. Assim como eu, creio que há muito usuário de software livre escondido por ai que o mundo nem imagina que existam, não existe um lugar onde se cadastre e se declare como usuário de software livre. De certo modo, nós somos eremitas na grande rede e de certo modo anônimos acidentais, mas estamos ai e somos milhares em todo o mundo e formos contar em cada quarto e escritório quem usa o mundo ficaria surpreso. Eu acho que abandonaria o GNU/Linux só no dia em que fosse declarado a extinção do kernel linux e do GNU.
    Abraço a todos aqueles que estão no caminho da liberdade. Não só da liberdade em relação do softwares, mas naquela que mais importa, a liberdade de ser, fazer e ter o que se imagina e acredita poder.
    Salve!

Deixe um comentário

  • Follow Carl Roberson's on WordPress.com
  • Fallow me
  • Linux 20 Anos
  • Ubuntu LTS Trusty Tahr

    Lançamento da versão LTS do Ubuntu20 de abril de 2014
    Ubuntu LTS Trusty Tahr Chegou!!! http://www.ubuntu.com/download/desktop
  • Grafica Livre

  • O que estou lendo agora

  • Na minha estante me aguardando


    Literatura
  • Bookmark and Share
