Vale a pena programar para o Internet Explore?


Todo Programador Web se deparou com um clássico problema, o Internet Explore, programar pra ele tem se tornado cada dia um problema maior, a falta de recurso e aceitação dos padrões da Web cada vez mais temos que desaprender para satisfazer um pequeno grupo de usuários.

É de se ficar chocado com o fato de ter que usar hacks css o tempo todo para o então famigerado Internet Explore, mas, será que vale mesmo a pena perder tanto tempo reprogramando, reinventando, usando hacks css, quebrando a cabeça? Eu estou aqui para te dizer que não, vejamos o que me fez pensar assim.

Usando estatísticas coletadas em todo o ano de 2012 e até setembro de 2013 por um dos mais acessados sites da web [1] cheguei a esta conclusão, não vale a pena reprogramar para o IE, afinal, tem muito pouca gente usando ele, as estatísticas mostram que ele não é usado pela metade das pessoas que usam o Firefox, por exemplo, e olha, que é juntando todas as suas versões desde a seis e já faz muito tempo! Não só ele, mas, também o Safari e o Opera, sorte é que estes dois últimos não requerem hacks para compreender css e html5.

Captura de tela de 2013-10-15 15:27:12

Na tabela de 2012 ele representa 17% (mês) dos usuários o Chrome tem o maior número seguido pelo Firefox com 41% e 34% respectivamente, mas, em 2013 o IE tem somente 12% o Chrome sobe para 51% e o firefox cai para 28%! O Firefox tem o dobro de usuário e o Chrome 4 vezes mais! Na soma e divisão dos dois meses 14,5%! Ainda assim alguém poderia dizer: 14,5% são alguma coisa! Pense comigo, segundo pesquisa do IBOPE no Brasil existem 94.2 milhões de internautas [2], 14,5% representa mais ou menos 136.000 pessoas em todo o brasil o que dá 5.037 por estado, enquanto que o Firefox e o Chrome, usando a mesma regra, 320.000 e 390.000, 11.000 e 14.000 por estado respectivamente, então pense comigo, destes usuários do internet explore, quantos acessam o seu site, levando em conta que você tenha 400 visitas por dia (12.000 mês), mas, e se você tem 90 visitas por dia (o que é bem comum)?? Com 90 visitas por dia você pode ser o sorteado a ter destas 90 13,05 usuários de Internet Explore, pode ser que sim, pode ser que não.

Os índices mostram que a quantidade de pessoas que usam o IE tendem a cair, a cada ano isto acontece mais e mais e por este motivo e pelo motivo da pequena quantidade de utilizadores em 94.200.000 somente usam ele por mês 136.000 e provavelmente usam o IE para sites que PROVAVELMENTE só funcionem com ele.

Fazendo o que proponho neste artigo você estará colaborando também com a Internet :).

 

[Designed for web browsers… not for Internet Explorer]

 

Editado 25/Out/2013

[1] http://www.ibope.com.br/pt-br/relacionamento/imprensa/releases/Paginas/942-milhoes-de-pessoas-tem-acesso-a-internet-no-Brasil.aspx

[2] http://www.w3schools.com/browsers/browsers_stats.asp

Escrito por robersonfox at gmail.com

Written with StackEdit.

Anúncios

, ,

  1. #1 por Frederico Rodrigues Chevitarese em 17 de outubro de 2013 - 9:39 am

    Não precisei nem ler o artigo todo para saber a resposta 😛
    Abraços! ^^

    • #2 por robersonfox em 25 de outubro de 2013 - 10:13 am

      Haha, mas nós, você eu e alguns outros já nascemos sabendo isto aí.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Follow Carl Roberson's on WordPress.com
  • Fallow me
  • Linux 20 Anos
  • Ubuntu LTS Trusty Tahr

    Lançamento da versão LTS do Ubuntu20 de abril de 2014
    Ubuntu LTS Trusty Tahr Chegou!!! http://www.ubuntu.com/download/desktop
  • Grafica Livre

  • O que estou lendo agora

  • Na minha estante me aguardando


    Literatura
  • Bookmark and Share
%d blogueiros gostam disto: