Auto completar com o sudo no Ubuntu


Quando migrei do Fedora para o Ubuntu um detalhe que me deixava desconfortável é o fato desta distribuição não permitir logar-se como root e então ter de ficar acionando o comando “sudo” em conjunto com outro comando qualquer para configurar o sistema. A chateação é que quando o sudo é invocado, a função de auto-completar fica desativada e você é obrigado a digitar todas as instruções, letra por letra. Para resolver isto, acrescente ao final do seu .bashrc as seguintes linhas:

  if [ -f /etc/bash_completion ]; then
  . /etc/bash_completion
  fi

Atualize o .bashrc no sistema com “source .bashrc” e então a função auto-completar passa ser ativada toda vez que tiver de usar o sudo.

por: Mauro Yamaguchi em http://www.dicas-l.com.br
  1. #1 por Daniel San em 3 de maio de 2011 - 7:24 pm

    Cara, valeu.
    Tava precisando disso. Instalei o 11.04 e no meu não funcionou. Coloquei e resolveu.

Deixe um comentário

  • Follow Carl Roberson's on WordPress.com
  • Fallow me
  • Linux 20 Anos
  • Ubuntu LTS Trusty Tahr

    Lançamento da versão LTS do Ubuntu20 de abril de 2014
    Ubuntu LTS Trusty Tahr Chegou!!! http://www.ubuntu.com/download/desktop
  • Grafica Livre

  • O que estou lendo agora

  • Na minha estante me aguardando


    Literatura
  • Bookmark and Share
