Extraindo áudio de um DVD


Me ocorreu um dia a necessidade de remover o áudio de um DVD, então imaginei como faria isto? Usaria o mencoder, mplayer ou pesquisaria algum utilitário na internet que me ajuda-se com isto… Instalar mais programas na minha distribuição Linux, não não, imaginei, já tenho utilitários instalados em demasia, me viro com o mplayer mesmo.

Tirando o áudio do DVD

Coloque o DVD na unidade leitora, em seguida abra um terminal.

Passe no terminal o comando informado na janela abaixo.

Captura_de_tela-robersonfox@robersonfox-laptop: ~

Neste comando, estou informando ao mplayer para abrir o dispositivo de DVD (dvd://) mas não exibir o vídeo (-vo null) e ainda requisito o -dumpaudio e informo o caminho do arquivo no parâmetro -dumpfile, em poucos minutos um arquivo será gerado, no caso acima, no meu diretório pessoal, porém, este comando gera um arquivo único, caso grave ele em um CD não será possível trocar as faixas.

Dividindo as faixas com o K3b

Abra o K3b e clique no botão “Novo projeto de CD de áudio”

K3B

Clique uma vez sobre o dump file gerado pelo mplayer para que ele seja adicionado à compilação; clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo, agora já na compilação, e escolha “Dividir faixa…” no popup menu que surge, você verá uma imagem semelhante a seguinte.

K3B

4Nesta pequena janela intitulada: “Dividir Faixas de Áudio – K3b” você deverá informar o tempo de cada faixa. Para facilitar, pegue papel e caneta, a mídia (neste caso, o DVD), execute a mídia em seu player favorito e vá pressionando próximo e anote todos os tempos, assim como é mostrado abaixo, note que a faixa 1 teve inicio em 00:00:00 (minutos, segundos, centésimos) e seu término em 05:48:00 e a ultima faixa (16) teve seu início em 79:23:00 (1h19mim) e seu término em 84:18:00 (1h24mim).

Com estes dados em mãos, vamos agora dividir o arquivo resultante daquele comando que informamos ao terminal no início deste.

Volte ao K3b e sobre a janela “Dividir Faixas de Áudio – K3b”, clique com o botão direito sobre a régua que há, veja a imagem abaixo para maior esclarecimento…

…e sobre o popup menu que surge, escolha “Dividir aqui”, estas áreas azuis serão as faixas, você deve agora, clicar sobre a pequena e nova área azul e informar o tempo para esta.

6

Após informar o início e o término de cada faixa pressione o botão “OK”, o K3b irá recortar o arquivo então será necessário que você somente pressione o botão queimar para que o CD seja gravado.

, , , , ,

  1. #1 por Vicente de Farias Barros em 23 de dezembro de 2009 - 8:20 am

    Caro Carl, testei a sua dica e funcionou perfeitamente.

Deixe um comentário

  • Follow Carl Roberson's on WordPress.com
  • Fallow me
  • Linux 20 Anos
  • Ubuntu LTS Trusty Tahr

    Lançamento da versão LTS do Ubuntu20 de abril de 2014
    Ubuntu LTS Trusty Tahr Chegou!!! http://www.ubuntu.com/download/desktop
  • Grafica Livre

  • O que estou lendo agora

  • Na minha estante me aguardando


    Literatura
  • Bookmark and Share
