Minha estória com o Mercado Livre – Técnicas Usadas Pelos Crackers


Entre as diversas técnicas usadas pelos crackers irei sitar algumas que tentaram sem sucesso usar contra eu no Mercado Livre.

Há alguns meses atrás, adquiri um notebook HP Pavillion dv9720us, pedi para um amigo trazer dos EUA, pois, não vendem deste aqui no Brasil, usei-o por algum tempo, mas, no final das contas pensei em vendê-lo, enfim,  anunciei-o. Com uma semana apareceu um comprador, havia tido algo em torno de 14 visitas, 14 visitas e pronto, vendido! Por e-mail entrei em contato com o sujeito e ele me informou que havia feito o pagamento parcelado pelo Mercado Pago, um financiamento feito pelo ML e sem dúvida a melhor forma de se comprar no ML. Um dia depois recebi um e-mail do ML informando que o Sujeito havia feito mesmo o MP, olhei os cabeçalhos e o remetente era mesmo o correto, poxa! Foi tão fácil, pensei, tirando os quase trezentos reais que teria que pagar ao ML pela comissão básica, isto era impressionante, pois, depois de muito tempo sem sequer entrar no site deles, cadastrei-me e vendi meu note em questão de dias!
O segundo dia após a compra era Quinta-feira, recebi uma mensagem do ML dizendo que minha conta havia sido inabilitada, tentei entrar em contato respondendo a mensagem, mas, me retornaram uma mensagem eletrônica informando que se quisesse falar com o ML deveria seguir um link que me enviaram, cliquei no mesmo, olhei o campo de RL, era mesmo o ML, no entanto para acessar a área, deveria logar no site deles, mas minha conta estava inabilitada. Peguei então toda a documentação que há disponível no site e salvei no meu notebook, quando dispus-me de tempo li-a quase toda, tinha muito blá, blá, blá, não tive saco suficiente para ler tudo aquilo, parece um remendo das primeiras licenças usadas por eles, desde o início do mesmo, Audous  Huxley disse em seu Admirável Mundo Novo que não se deve fazer remendos, se algo estraga, joga-se fora e se faz um novo, que bom seria se eles tivessem lido este livro… No dia seguinte, Sexta-feira, entrei no site, fui até o Ajuda em seguida pesquisei toda aqueles links, consegui entrar em contato, no mesmo dia à tarde, eles enviaram um e-mail pedindo para que eu enviasse meus documentos e os da loja, corri e digitalizei todos estes e só consegui enviar lá pelas 17 horas, eles não me retornaram, na minha caixa de e-mail, haviam cerca de 10 e-mails do sujeito que havia dado o lance no notebook, ele dizia que o ML já havia enviado e e-mail confirmando o pagamento pelo MP, dizia também que eu estava demorando e se não enviasse logo iria me qualificar mal no ML, dizia isto entre outras coisas, eu disse a ele que eu tinha até 14 dias para enviar a mercadoria e que estava com problemas com o ML só poderia resolver isto um dia depois, porém, um dia depois era Sábado, o pessoal do ML não trabalha Sábado, até Jesus Cristo trabalhou Sábado e os caras não tem coragem de colocar uns 6 funcionários para atender casos de emergência?

No Sábado à tarde o cabra me ligou, disse: Eu sou o “fulano de tal”, comprei seu HP – O telefone tinha DDD do interior de Minas Gerais – Você vai enviar isto para mim ou não?

Quando comecei a falar a ligação caiu, então eu retornei a ligação e ninguém atendeu, depois tive umas quatro ligações recebidas feitas através de VOIP, mas não consegui ouvir nada. Chegando em casa, liguei para o 10231 e pedi para me informarem o endereço do telefone do sujeito, caso fosse um telefone público a atendente me passaria, não é que o telefone era público, liguei meu PC e abri o Google Maps pedi para que traçasse as coordenadas do endereço do sujeito (o ML envia assim que alguém compra algo) e o endereço do telefone público, a distancia não foi maior que 100m, isto provavelmente queria dizer que o fulano mora naquela região num raio máximo de 100m. No domingo nada ocorreu, na Segunda-feira o sujeito já havia me enviado mais duas dúzias de e-mails dizendo que se eu não enviasse o aparelho eu poderia cancelar a venda que para ele não serviria mais, mais tarde, o pessoal do ML me enviou no  um e-mail que meu e-mail
cadastrado diferia do anterior e que era para eu enviar o e-mail que foi cadastrado no ML, abri todas as minhas contas de e-mail e enviei meus documentos com cada uma, a esta altura do campeonato já não me recordava com qual conta havia me cadastrado no Mercado Livre, fui conseguir resolver este problema só na Terça-feira, recebi um e-mail do pessoal do ML informando que minha conta estava novamente habilitada e que estava livre para negociar no Mercado Livre mais uma vez, entrei e fui direto no Mercado Pago ver se a importância estava lá, queria ter certeza que o valor estava lá para enviar logo este note para o sujeito e me livrar do encosto, qual foi minha surpresa! O dinheiro não estava lá e nunca esteve! Por pouco a falta de segurança do Mercado Livre não me fez perder um notebook! Fiquei um pouco irritado, entrei em contato com eles por e-mail, informei o apelido do meliante para eles e pedi para analisarem, em menos de três dias recebi um e-mail agradecendo minha colaboração e informando que o meliante estava expulso da comunidade.
Este tipo de ataque ocorre com muita freqüência no ML, para saber, veja sempre as qualificações das pessoas para quem você está vendendo, se o sujeito for novato fique sempre com o pé atras prefira o Mercado Pago ao depósito bancário, assim que tiver uma oferta entre em contato com o ofertante, nunca envie um produto sem ter certeza que o dinheiro está em sua conta ou no MP, estes crackers agem sempre da mesma maneira e ficam fáceis de ser detectados, veja abaixo o cronograma:

  1. O Meliante dá o lance no seu produto, normalmente acontece numa Quinta-feira ou Sexta-feira.
  2. O meliante entra em contato e parece estar pouco paciente, informa que fez o pagamento pelo Mercado Pago e que o ML já enviou o comprovante para ele, ele começa a pressionar.
  3. Sua conta fica inabilitada, o meliante faz um pequeno ataque ao ML usando seu login ou entra no ajuda e pede para analisarem sua conta, pois você é suspeito de alguma coisa.
  4. O ML não funciona no final de semana.
  5. O meliante entra em contato e insiste que você envie o produto, diz ainda que se você não entregar o produto até a segunda feira não precisa enviar mais, você não sabe se o dinheiro está em sua conta, pois você está sob suspeita.
  6. O meliante pressiona e você envia o produto na Segunda-feira.

Ter cuidado ao fazer suas vendas é muito importante, é complicado vender no ML, pelas taxas altas e pela falta de segurança, uma coisa que poderiam fazer é enviar um e-mail com um código que só a gente soubesse, informando a venda, ou mesmo, poderiam fazer uma área onde entrássemos com nossas credenciais mesmo que a conta estivesse inabilitada e nela somente mostra-se nossas vendas e nosso conta no MP, mas até que algo assim venha a ser feito vamos ter que sofre com estes meliantes.

<- Inicio

, ,

  1. Minha estória com o Mercado Livre - Lojas Virtuais « Carl Roberson’s
  2. Minha história com o ML: Técnicas Usadas Pelos Crackers « ..::Bah Tri Neh!::.. Não exagere na dose! As mudanças no seu cérebro podem ser irreversíveis…

Deixe um comentário

  • Follow Carl Roberson's on WordPress.com
  • Fallow me
  • Linux 20 Anos
  • Ubuntu LTS Trusty Tahr

    Lançamento da versão LTS do Ubuntu20 de abril de 2014
    Ubuntu LTS Trusty Tahr Chegou!!! http://www.ubuntu.com/download/desktop
  • Grafica Livre

  • O que estou lendo agora

  • Na minha estante me aguardando


    Literatura
  • Bookmark and Share
