Latinoware 2008 – Review


img_0268

O Cezar Taurion, blogueiro e Gerente de Novas Tecnologias da IBM Brasil postou em seu Blog informações sobre o Latinoware e sua palestra, como devem saber, felizmente, eu fui um dos congressistas deste fantástico evento, segundo C. Taurion, nunca tinha ido ao evento, mas como eu, gostou muito, apesar do quê, em minha opinião, este ano deixou muito a desejar, desde as boas vindas à festa de encerramento. Eu não vi a palestra dele e também não vi ela na grade olhando no LAPSI agora, vi que foi no segundo dia, segundo ele, sua palestra debateu o Open Source como um exemplo prático do modelo Open Innovation.

dsc00672

Já faz quase uma semana que o evento teve seu término, eu pretendia postar informações on-demand, no entanto, só agora, depois de ler o post do Taurion que vim a escrever.

john-hall-e-a-galera-de-bh

Este ano tivemos a visita de Jonh Maddog Hall novamente, o Richard M. Stallman não compareceu, no entanto, tivemos outros grandes nomes daqui do Brasil mesmo como é o caso do já sitado C. Taurion, um outro grande nome que passou por lá foi o de Fernanda G. Weiden que é Administradora de sistemas Unix para o Google na Suíça.

fernanda-g-weiden

Passou por lá também feras do Inkscape como o Luciano Lourenço, que deixou bem claro dizendo: Não sou palestrante, sou design gráfico, pois, sua palestra não foi lá grande coisa, no entanto, valeu a pena para conhecer o trabalho dele e ver que grande profissional ele é.

inkscape-latinoware-2008

Um diferencial deste ano foi a organização (no nosso caso, graças ao Presleyson do openoffice.org), no ano passado estava tudo muito desorganizado, este ano foi feito um site para o cadastro dos palestrantes, caravanas e congressistas, tudo muito bem feito, além dos organizadores já estarem treinados por causa do evento no ano passado.

carl-roberson-robersonfox-latinoware

Como no ano passado, o evento ocorreu no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), uma excelente estrutura, sem dúvidas, não poderia ser em outro local. O PTI, para quem não sabe, fica no estado do Paraná, sim pode acreditar, aqui no Brasil mesmo, e não sei se eles esconderam as coisas ruins da cidade onde ficamos, mas não posso relatar nenhuma, mas, talvez eles tenham escondido de nós congressistas…

av-brasil-parana

pti parque tecnologico itaipu

Grandes palestrantes, excelente infra estrutura, e stands chamativos na feira. Um dos stands que mais chamou a atenção, assim como no ano passado, foi o de Mecatrônica, o pessoal de lá montou vários pequenos robôs que eram movimentados pelo computador fazendo uso de sucata e software livre!

mecatronica-latinoware1

mecatronica-2Uma pena que o evento mesmo tenha durado tão pouco.

encerramento-2

encerramento-3

encerramento-latinoware-1

Um outro ponto forte, também resultado da organização, foi que decidimos ficar um dia após o encerramento, apesar disto ter gerado algumas discussões e quase que uns dez óbitos, no final das contas, foi bom ficar por lá mais um dia, estávamos na tríplice fronteira, podíamos ir para o Paraguai ou Argentina gastando pouco dinheiro com condução.

casino-argentina

Fretamos então uma vã e partimos para a Argentina, isto, ainda no ultimo dia de evento, ou seja, ainda teríamos um dia seguinte para ir à outros lugares. Povo muito estranho, alguns são super gentis, outros super hostis, ficamos bastante tempo por lá, no dia seguinte, fui ao Paraguai e comprei uma memória para meu notebook, aqui no Brasil esta mesma memória estava custando R$190,00, lá eu comprei por $18,00, pouco menos que R$50,00.

Por fim, fomos a um bar acabar com o stresse e tensão da viagem… e quem surge por lá? John Maddog Hall que se sentou a nosso lado e conversou sobre politica, software livre e cerveja, em um determinado momento, perguntamos a ele: Qual a distribuição que você usa? e ele respondeu: Ubuntu! Um urra aos fanáticos, para os cachaceiros, ele disse que gostou de nossa cerveja também.

john-hall-e-a-galera-de-bh-2Em um outro momento da conversa ele me perguntou quem eu gostaria que viesse ao Latinoware ano que vem, eu disse que gostaria que viesse aqui o criador do Linux, Linus, e expliquei a ele que gostaria que ele viesse mais para chamar a atenção para o software livre, já vi palestra onde estavam Linus e Stallman e a coisa ficou feia, mas caso ele viesse aqui ao Brasil teria aquela coisa de: Linus Torvalds o criador do Linux no Latinoware 2009! Ele, o Maddog também pediu para escolher em trazer um grande programador influente ou um sujeito que se destacava em grandes main frames, mas deixou bem claro também que isto era só especulação. Mesmo assim, ainda tenho uma luzinha no fim do túnel da crendice que pode o Linus vir por aqui, pois, é sabido de todos que o relacionamento entre o Maddog e o Linus é muito bom, agora é esperar para ver.

Anúncios

,

  1. #1 por Filsoldier em 16 de abril de 2010 - 5:47 pm

    Sou muito fan do mad dog… que privilegio eim ! tomar uma cerveja com o cara… inveja…. rs =]

  2. #2 por Marcos Siríaco Martins em 21 de setembro de 2010 - 9:39 am

    Caro amigo Carl Roberson’s!

    Obrigado pelo post sobre a Latinoware que é um evento feito para comunidade. Nosso evento sempre vai estar de portas abertas para pessoas como você que tem o compromisso de ser franto e também é claro pelo Movimento do Software Livre. Este ano de 2010 estaremos esperando o seu retorno e como sempre sempre tentamos fazer um evento com muito cuidado. Sabemos que sempre aconteçe algum imprevisto, mas são resolvidos. Bem vindo a Latinoware 2010 – Visite nosso site e saiba das Novidades.
    Abraços,
    Siríaco.
    Coord. Latinoware.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Follow Carl Roberson's on WordPress.com
  • Fallow me
  • Linux 20 Anos
  • Ubuntu LTS Trusty Tahr

    Lançamento da versão LTS do Ubuntu20 de abril de 2014
    Ubuntu LTS Trusty Tahr Chegou!!! http://www.ubuntu.com/download/desktop
  • Grafica Livre

  • O que estou lendo agora

  • Na minha estante me aguardando


    Literatura
  • Bookmark and Share
%d blogueiros gostam disto: