Avast for Linux/Gnu


A empresa de soluções em antivírus Alwil está disponibilizando mais uma versão do seu fantástico Software Avast.

O Avast representa a solução multipremiada de proteção contra vírus, incluindo software anti-spyware e anti-rootkit para uma segurança adicional. Está disponível gratuitamente para uso doméstico e não comercial, e as suas rápidas atualizações automáticas são já utilizadas por mais de 50 milhões de utilizadores em todo o mundo, assegurando uma proteção contínua contra todas as formas de software malicioso (malware).

Em que ele difere dos outros
Antivirus kernel Automatic updates
User Interface Virus Chest
Command line scanner Internationalization

Baixando e Instalando

Para obter a ultima versão dele entre no site www.avast.com e na sessão Downloads encontre o link para Linux e baixe uma cópia do programa para seu computador, o Avast é gratuito para o uso em casa desde que se registre na base de dados da Alwil, então entre no site http://www.avast.com/por/home-registration.php e preencha o formulário e submeta este aos cuidados da equipe da Alwil Software, se você escolheu uma licença de uso pessoal em alguns minutos o sistema deles irá enviar um e-mail para você fornecendo a chave de uso pessoal para o Antivírus.
Após os passos acima você terá em seu sistema um arquivo com um nome mais ou menos assim avast4workstation-1.0.8-1.i586.rpm, claro que a versão e a extensão podem ser diferentes, na área de download existem pacotes pré-compilados para distribuições Debian Like e Redhat e existe o pacote TGZ para as outras. Caso você use Redhat ou distribuições que usam o empacotamento RPM, baixe o pacote para uma área onde você tenha permissão de escrita e passe o seguinte comando para instalar o pacote em seu sistema.

# rpm -Uvh  avast4workstation-1.0.8-1.i586.rpm

Os usuários da distribuição Slackware podem fazer da seguinte forma:

# rpm2tgz avast4workstation-1.0.8-1.i586.rpm
# installpkg avast4workstation-1.0.8-1.i586.tgz
# rm avast4workstation-1.0.8-1.i586.rpm

para os usuários de distribuições baseadas em Debian existe um pacote compilado, basta baixar e clica em cima para instalar.

Caso você tenha baixado o arquivo avast4workstation-1.0.8.tar.gz, terá que descompactá-lo em qualquer lugar onde você tenha permissão para escrita e pronto, bom seria se você o instala-se dentro de /opt/avast/, no entanto os ícones do menu do KDE ou GNOME não serão criados, para resolver este problema, execute o seguinte comando:

Vá ao diretório onde você instalou o Avast e:

# cd lib/avast4workstation/share/avast/desktop
# ./install-desktop-entries.sh install

Para desinstalar basta ir ao diretório onde você instalou o Avast e passar os seguintes comandos:

# cd lib/avast4workstation/share/avast/desktop passar o comando:
# ./install-desktop-entries.sh uninstall

e remova você mesmo manualmente o diretório onde você o descompactou.

O avast! antivirus foi avaliado pela AV-Comparatives e galardoado com a mais alta nota – “Advanced+“.

Rodando o Programa

Execute o Avast pelo menu principal da sua interface gráfica ou abra um terminal e passe o comando:

# avast

Abrir-se-á a uma janela intitulada Registro:

Você deve fornecer os dados do seu registro, caso ainda não tenha feito este, existe um botão nesta janela que te direciona para o site de registro. O programa só funciona com uma chave válida.

Em seguida clique em Update database para baixar uma nova versão das definições de vírus do servidor da Alwil, irá demorar um pouco, até a presente data a base de dados de tinha um tamanho em torno de 18MB, assim que terminar o download, clique no Option Button Home Directory e em seguida no botão Start Scan, isto fará com que o Avast faça um scan em seu diretório HOME em busca de vírus.


Caso você queira pesquisar todo o HD escolha o Option Button Entire System ou se deseja escolher os diretórios à pesquisar a existência de vírus, escolha o Option Button Selected Folders e em seguida clique no Botão com a imagem de um mais (+) e escolha os diretórios que devem ser escaneados, note que abaixo existe uma área denominada Type of Scan como o nome já sugere, aqui você deverá escolher o tipo de scan, Rápido, Padrão ou Completo respectivamente e ainda poderá marcar o checkbox Test archives para que o programa execute os arquivos como o nome já sugere.

Se você escolheu pesquisar todo HD em busca de vírus e ainda definiu o tipo de pesquisa como Completo dê uma saída para tomar um café, pois a pesquisa irá demorar um pouco.

A empresa de testes independente, AV-Test, lançou os resultados de um grande teste de comparação entre produtos anti-vírus, analizando as taxas de detecção de diversos tipos de malware (e mais de 98% de adware e spyware). O avast! recebeu nota “++” pelas suas taxas de detecção em escaneamento. Os resultados completos deste teste podem ser encontrados aqui.

Havia aqui em casa um PC de um amigo meu com Windows e com alguns vírus, liguei ele na rede, montei a partição dentro do meu /home e aproveitei para fazer uns testes e tirar alguns screenshots.

Quando algum vírus for encontrado ele te questionará quanto ao que fazer como mostrado na imagem acima. E após toda a pesquisa por vírus ele te mostrará um resumo do que aconteceu.

O programa está muito bém feito e muito caprichado, parabéns a equipe da Alwil.

Se você tem alguma dúvida, existe também um Help (Ajuda) integrado ao programa.

Lembre-se de uma coisa o Avast é gratuito para usar em casa e é copyrigth da Alwil Software, o Avast não é software livre, você não terá o código fonte dele nem pode vender ele por aí, se é isto que está procurando tente o ClamAV.

Anúncios

, , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Follow Carl Roberson's on WordPress.com
  • Fallow me
  • Linux 20 Anos
  • Ubuntu LTS Trusty Tahr

    Lançamento da versão LTS do Ubuntu20 de abril de 2014
    Ubuntu LTS Trusty Tahr Chegou!!! http://www.ubuntu.com/download/desktop
  • Grafica Livre

  • O que estou lendo agora

  • Na minha estante me aguardando


    Literatura
  • Bookmark and Share
%d blogueiros gostam disto: