Configurando o motor de busca Recoll


O Recoll é um motor de Busca semelhante ao Beagle ou o Google Desktop, porém, mais leve e menos complicado ele funciona em diversas plataformas (Ubuntu, Slackware, Mandriva, Fedora, Suse, Debian, FreeBSD, Solaris) e é escrito usando bibliotecas QT, Recoll é Gratuito tem o código fonte aberto e o melhor, é Baseado em Licença GPL.

O Recoll é uma alternativa à quem não teve muita sorte com o Beagle, o motor de busca atualmente mais famoso do Linux/GNU, mostrarei como configurar este em seu Linux, gostaria de salientar que este post foi escrito à muito tempo e que naquela época eu usava o Slackware Linux em meu Notebook, mas, acho que se você faz uso de outra distribuição não terá muitos problemas para instalar este, principalmente porque darei os passos para se fazer isto também e levando em conta que não precisará compilar o Recoll nem fazer algo que um simples usuário que tem idéia da localização de diretórios não faria, desde aquele tempo o Recoll mudou de versão, então eu o instalei novamente e tirei novos screenshots, eles mostrarão como fazer o passo a passo usando a interface gráfica.

Recoll - 1

Recoll - Pesquisa

Ok, vamos lá, baixe o Recoll neste link

http://www.lesbonscomptes.com/recoll/download.html#otherbinary

Caso use slack baixe o RPM do Mandriva e passe o seguinte comando nele:

# rpm2tgz recoll-1.8.1-0.1.20060mdk.i586.rpm
# installpkg recoll-1.8.1-0.1.20060mdk.i586.tgz

Caso use Ubuntu copie e cole a seguinte URL em seu Firefox <apt://recoll> ou em um terminal faça:

$ sudo apt-get install recoll

em seguida vá até o diretório

/usr/share/recoll/examples

e copie os arquivos presentes lá para

~/.recoll

em seguida abra o arquivo ~/.recoll/recoll.conf no seu editor de textos favorito, (eu uso o JED quando não estou em ambiente gráfico) e altere o parâmetro

topdirs

Configurações Globais

Configurações Globais

para o local onde você quer que o index seja apontado, fazendo lembrar que os arquivos deste diretório serão indexados no diretório ~/.recoll/xapiandb, no meu caso chegou a 227,1MB o banco de dados. Um exemplo de como este parâmetro deve ficas é o seguinte:

topdirs = /mnt/docs/linux

em skippedNames você fornece os nomes que deverão ser ignorados pelo construtor do index, na minha opinião, acredito que você não gostaria de indexar os arquivos ocultos dos diretórios em seu linux like system, para isto adicione .* à este parâmetro da seguinte forma:

skippedNames = *~ recollrc .*

Descomente o parâmetro defaultcharset = iso-8859-1, e o aspellLanguage também, isto se você tem o pacote pt do aspell instalado em seu sistema, altere este para aspellLanguage = pt. Salve e feche o arquivo.

Configurando o ISO

Configurando o ISO

Em seguida passe o comando

# recollindex

em um terminal

o index será criado, assim que terminar abra o Recoll com o comando

# recoll

e faça suas pesquisas

para maiores informações abra o arquivo

/usr/share/recoll/doc/usermanual.html em seu navegador.

, , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

  • Follow Carl Roberson's on WordPress.com
  • Fallow me
  • Linux 20 Anos
  • Ubuntu LTS Trusty Tahr

    Lançamento da versão LTS do Ubuntu20 de abril de 2014
    Ubuntu LTS Trusty Tahr Chegou!!! http://www.ubuntu.com/download/desktop
  • Grafica Livre

  • O que estou lendo agora

  • Na minha estante me aguardando


    Literatura
  • Bookmark and Share
