Modem 3G no Ubuntu 8.04 – Definitivo


Foto 1: 3G no Ubuntu 8.04

Fui a uma loja da TIM, Claro e OI a uns meses atrás e perguntei se na área onde morava o Modem 3G funcionava bem, a atendente disse que não tinha suporte à internet rápida, ou seja, poderia conectar a uma velocidade de 234kbps, disseram isto em todas as Lojas.

Aqui na minha cidade existe uma empresa que vende conexão à rádio por um valor alto, foi isto que me convenceu, perguntei à atendente se ela sabia o que estava falando e ela confirmou várias vezes que sim, insistiu que eu conectaria à mais de 100kbps, então, o que mais me convenceu foi a atendente da TIM, sendo assim aderi-me a um o plano da Tim, o “Tim Web Banda Larga” com um o Minimodem Huawei E226.

Quando cheguei em casa, liguei meu notebook e nada dele funcionar no meu Ubuntu 8.04, o hardware detectou na hora com o driverairprime”, mas não discava, então liguei no OSX do meu irmão e compartilhei a internet, o próprio Modem 3G monta uma unidade SCSI onde existem os aplicativos para a conexão, mas somente para Windows e para Mac OSX, então pus-me a coletar informações na WEB, o primeiro que encontrei foi um pacote compilado para uma variante de Ubuntu chamada “Insigne”. Baixei o pacote e conectou bem, mas ocorre que meu Firefox não gravava mais informações nenhuma da sessão e toda vez que iniciava ele tinha que recriar o perfil, o pacote timweb-insigne_1.1.1-11_i386.deb criou também um novo diretório dentro do /home/ chamado insigne/ então entrei dentro dele e ativei a visão para arquivos com ponto (arquivos invisíveis no Linux/Gnu são precedidos de ponto “.”), e encontrei um arquivo invisível de configuração do wvdial, o programa responsável pela discagem usando protocolo ponto-a-ponto (PPP). Quando este programa é chamado ele procura por informações em um arquivo dentro de /etc/ este arquivo é o wvdial.conf, caso ele exista e esteja configurado ele discará e será possível conectar à rede mundial de computadores. Na seqüência eu copiei o arquivo para /etc substituindo o antigo e conectei pelo Terminal com o comando:

# wvdial

Isto até que funcionou por um tempo, depois começou a dar muitos problemas, então decidi tentar configurar pelo “Network Manager”, – Mini-aplicativo Gerenciador de Rede Copyright © 2004-2008 Red Hat, Inc. e © 2005-2008 Novell, Inc. – nada de funcionar, neste tempo eu fazia uma alteração aqui e outra ali para que conseguisse conectar, as vezes compartilhava a conexão com o Mac do meu irmão as vezes conectava pelo meu desktop que por este motivo tinha Windows e compartilhava a conexão pela placa de rede eth0 com meu notebook, isto a cada dia ficava mais cansativo, mas, em um determinado dia, resolvi entrar na Lista do Network Manager e no mesmo dia adicionei ao meu /etc/apt/source.list a seguinte entrada:

http://ppa.launchpad.net/network-manager/ubuntu hardy main

em seguida atualizei a base de dados do apt-get, e apareceram algumas atualizações, entre elas estava o NM 0.7.0, instalei todas e reiniciei. Quando o Ubuntu carregou detectou meu Modem 3G

Foto 2: NM 0.7.0

e em seguida abriu um Assistente para que eu configura-se minha operador

Após o simples passo-a-passo eu não consegui conectar então, abri as configurações do mini-aplicativo NM, tudo agora está diferente, muito mais organizado, muito melhor.

Foto 6: Conexões de Rede

Cliquei sobre Banda Larga Móvel e em seguida editar, removi o APN, havia lido em alguns textos que não era possível conectar pela TIM se o APN estivesse ajustado, removi também a senha e o nome de usuário, tive uns problemas com o tempo de espera para conectar, marquei também o Conectar automaticamente para que quando Inicia-se meu Linux 2.6 ele automaticamente conecta-se e foi só clicar OK e confirmar que ele, o minimodem conectou.

Foto 7: Editando Tim

No entanto o arquivo /etc/resolv.conf foi alterado e nele foram adicionados DNS’s inválidos, desta forma não era permitido conectar à internet imediatamente, perguntei ao pessoal na lista a alguns dias depois e obtive a informação de que era este um Bug no ppp responsável pelo Point-to-Point Protocol, caso tenha o mesmo problema faça o seguinte: abra no seu editor de textos favorito o arquivo /etc/ppp/options e adicione ao fim deste o parâmetro ‘ipcp-max-failure 30‘, desta forma você não irá precisar mais ficar abrindo o arquivo resolv.conf para adicionar DNS’s válidos.


7.1 – resolv.conf

Para saber a velocidade da conexão você pode instalar o vnstat com o comando:

$ sudo apt-get install vnstat

para Ubuntu 8.04 basta entrar neste link < apt://vnstat >.

E para saber a velocidade da conexão basta passar o comando:

$ sudo vnstat -u -i ppp0 -l

Onde ppp0 seria sua interface, você pode ver a velocidade de qualquer interface bastando substituir o ppp0 pela interface desejada.

No início, quando adquiri o Modem 3G e o plano da TIM, a conexão chegou a picos de 200kbps, dava para acreditar que este Modem 3G teria um futuro promissor, acontece que, hoje em dia a conexão fica entre 2 e 9kbps, isto quando teima em não conectar, caso você venha ter estes problemas também, lembre-se que a regulamentação da Anatel diz que qualquer que seja a banda larga a operadora deverá garantir no mínimo 10% da conexão, não é o que acontece com a TIM, além do atendimento ser pobre em técnicos a conexão é de somente 0,10%.

Quando isto começou a acontecer, entrei em contato com a operadora, no entanto eles ficaram em um empurra-empurra e eu depois de muita dor de cabeça resolvi entrar em contato com a Anatel, agora a história será diferente, porque elas, as operadoras fazem hora com os clientes, com a Anatel não. Caso queira entrar em contato com a ela ligue para o número 0800 33 2001, antes disso você deverá ligar para sua operadora, fazer a reclamação e anotar o número do Protocolo, pois, para a Anatel abrir o chamado eles precisam deste número.

Agora é esperar por melhoras neste serviço que ainda é muito jovem aqui no Brasil.

Caso tenha acabado de comprar seu Modem 3G e não tem como conectar para baixar a nova versão do NM, siga os passos a seguir:

Como super usuário (root) passe o seguinte comando em um terminal:

# wvdialconf

Algumas mensagens como as seguintes irão passar na tela:

ttyUSB1<*1>: ATQ0 V1 E1 — OK

ttyUSB1<*1>: ATQ0 V1 E1 Z — OK

ttyUSB1<*1>: ATQ0 V1 E1 S0=0 — OK

ttyUSB1<*1>: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 — OK

ttyUSB1<*1>: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 — OK

ttyUSB1<*1>: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0 — OK

ttyUSB1<*1>: Modem Identifier: ATI — Manufacturer: huawei

ttyUSB1<*1>: Speed 9600: AT — OK

ttyUSB1<*1>: Max speed is 9600; that should be safe.

ttyUSB1<*1>: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0 — OK

Found a modem on /dev/ttyUSB1.

Esta mensagens identificam o modem enviando comandos AT ao mesmo. Este comando está configurando o arquivo /etc/wvdial.conf, caso você não tenha permissão para usar o root o arquivo será criado em seu diretório pessoal e você pode acessá-lo em ~/wvdial.conf desde que você acrescente o caminho do arquivo à frente do comando como a seguir:

$ wvdial ~/wvdial.conf

Abra o arquivo de configuração com um editor de textos e adicione ou substitua os valores dele com os seguintes:

[Dialer Defaults]

Phone = *99#

Ask Password = off

Password = ppp

Username = ppp

Salve e feche o arquivo, em seguida basta passar o comando:

# wvdial

ou caso não tenha permissão para usar o super usuário

$ wvdial -C ~/wvdial.conf

para se conectar. Se estiver passando o comando com seu usuário comum, o wvdial irá procurar o arquivo de configuração em seu diretório pessoal, ou seja, ~/wvdial.conf, caso contrário ele irá procurar o arquivo de configuração em /etc/wvdial.conf.

O passo seguinte será a atualização do NM, abra com o root o arquivo /etc/apt/sources.list em seu editor de textos favorito, adicione ao final dele a seguinte entrada:

deb http://ppa.launchpad.net/network-manager/ubuntu hardy main

Salve e feche o arquivo, em seguida atualize o cache do APT com o comando.

$ sudo apt-get update

assim que terminar a atualização, um balão de notificação será aberto pelo aplicativo update-notifier na parte superior direita, próximo ao relógio, informando que existem atualizações, clique sobre ele e faça as atualizações, assim que reiniciar o computador surgir-se-a o Assistente com o passo a passo para a configuração da prestadora do serviço, escolha uma na lista, até a presente data era possível configurar Claro, Vivo, Velox e TIM.

Foto 8: Conexão Estabelecida

Apesar de eu ter usado como exemplo a operadora TIM, estes procedimentos servem para qualquer operadora.

É isto aí, bons downloads.

Agradecimentos à:

, , , , , ,

  1. #1 por Ed em 30 de setembro de 2008 - 3:23 pm

    Cara, por que todo esse sofrimento? existe um programa da vodafone feito pra linux, similar àquele que instala no windows qdo tu plugas o modem na porta USB na primeira vez. Só precisas configurar a senha e o usuário pra tim e definir o DNS. Ta aí o link se quiseres dar uma olhada. Eu prefiro a versão 1.0 tem menos bugs. se tu ligares o Ubuntu já com o modem conectado, o programa reconhece o modem de primeira.

    https://forge.betavine.net/projects/vodafonemobilec/

  2. #2 por carlrobers em 30 de setembro de 2008 - 6:33 pm

    Eu particularmente não cheguei a ficar com o “Vodafone for Linux” por uma semana, ele não conecta sob EDGE se não me engano (Bom para quem não tem 3G disponível), como você disse a nova versão está bem bugada.
    Com este passo-a-passo que escrevi, o sujeito nem mesmo precisa ficar abrindo programas, no meu caso só de iniciar meu Linux 2.6 ele já conecta na hora, acho que vale mais a pena, mas tem uma coisa, ele não envia mensagens, você consegue enviar mensagens pelo Vodafone?

  3. #3 por Welington em 1 de outubro de 2008 - 1:23 pm

    Rapaz,

    Vc me incentivou a atualizar o NM do Ubuntu e assim o fiz, realmente muito bom.

    Agora quanto à Anatel… sinceramente esqueça. Não se iluda com isso. Eu sou assinante do Claro 3G e tenho este mesmo problema. E embora tenha feito várias reclamações à anatel nunca fui coerentemente atendido. Um atendimento razoável veio quando reclamei pelo site ReclameAqui[1], quando a área juridica da Claro me contactou e me deram 3 meses de isenção na mensalidade.

    O período de isenção acabou e o problema continua, juntamente com as contas em valor integral. O empurra-empurra é normal de grande empresa que gasta fortunas com marketing e nada com valorização do cliente.

    Estou tentando resolver de forma amigável com a Claro mas pelo jeito vou ter que aciona-los judicialmente por isso. As duas últimas faturas que me mandaram estão em aberto. Não paguei e pretendo não pagar até que ao menos me digam que não me querem como cliente porque o sistema deles não funciona na minha localidade.

    Se quiser dá uma olhada lá no meu blog[2] que tem alguma coisa sobre isso. No blog do meu irmão[3] tem uma saga similar e ainda tenho vários amigos que adquiriram o 3G e também estão arrependidos.

    [1] http://www.reclameaqui.com.br
    [2] http://blog.welrbraga.eti.br/?tag=3g
    [3] http://wrbraga.blogspot.com/

  4. #4 por Jaime Balbino em 2 de outubro de 2008 - 2:14 am

    Cara,

    Valeu a síntese. Mas quanto a Tim: faça como eu e aproveita a reclamação na Anatel para forçar o desligamento do plano sem multa e carência.

    Aliás, no “fale conosco” do site da Anatel, também dá para abrir uma reclamação via formulário. É a mesma coisa do atendimento por telefone.

    Veja minha “saga” e o que o espera:
    http://www.reclameaqui.com.br/101818/tim-gsm/tim-web-nao-conecta-em-edge/
    http://www.reclameaqui.com.br/151147/tim-gsm/tim-web-eterna-lentidao-modem-sem-suporte-e-pessimo-atendime/

  5. #5 por Daniel em 2 de outubro de 2008 - 9:01 am

    bom tutorial =]
    Há tempos quero mudar para 3G pelo baixo custo, mas ficar sem internet no ubuntu seria mesmo que nada, agora, com esse howto acho que vou usar 3g mesmo 😀

  6. #6 por Paulo em 17 de outubro de 2008 - 10:14 am

    Muito bom o artigo. Que tema é esse que vc tá usando no ubuntu?

  7. #7 por carlrobers em 17 de outubro de 2008 - 10:40 am

    Paulo, é o Ubuntu Studio.
    $ sudo apt-get install ubuntustudio-*

  8. #8 por fchevitarese em 17 de julho de 2009 - 5:30 pm

    Esta tim é uma merda mesmo!!!

  9. #9 por edson em 17 de novembro de 2009 - 10:18 pm

    poxa valeu a dica pessoal eu tava querendo entrar nesta mas vou esperar os serviços melherorarem caramba que enganação com conivencia da anatel, que so deveria liberar o serviço eficiente…primeiro mundo é uma piada isto

  1. Modem 3G Huawei: como configurar
  2. CrossOver Chromium « Carl Roberson’s
  3. Tim Web banda lerda « Carl Roberson’s
  4. Configurar modem 3g – Ubuntu « Fred Chevitarese …

Deixe um comentário

  • Follow Carl Roberson's on WordPress.com
  • Fallow me
  • Linux 20 Anos
  • Ubuntu LTS Trusty Tahr

    Lançamento da versão LTS do Ubuntu20 de abril de 2014
    Ubuntu LTS Trusty Tahr Chegou!!! http://www.ubuntu.com/download/desktop
  • Grafica Livre

  • O que estou lendo agora

  • Na minha estante me aguardando


    Literatura
  • Bookmark and Share
